Olá viajantes!
Viajar para o exterior é uma experiência incrível, mas exige planejamento financeiro. E uma das principais dúvidas dos viajantes é como levar dinheiro para o exterior.
É importante mencionar que existem diversas opções de cartões internacionais no mercado. Entretanto, neste post vamos focar em nossa preferida, a Wise, através da qual é possível criar uma conta gratuitamente e pedir um cartão, reservando de antemão a moeda estrangeira que você vai precisar usar. Lembrando que é apenas nossa opinião, não somos donos da verdade. 🙂️
Se você está planejando uma viagem internacional, leia com atenção esse artigo até o fim! Mas, primeiro, vamos analisar e comparar algumas das diferentes formas de se levar dinheiro em viagens internacionais.
- Como levar dinheiro em uma viagem internacional?
1.1. Cartões de crédito em viagem internacionais.
1.2 Usando dinheiro em espécie fora do país
1.3 Cartões de Débito no exterior
1.4 Transferências e/ou remessas internacionais - Cartão ou dinheiro em espécie: Qual é a melhor opção para viagem internacional?
2.1 Porque usar um cartão para viagem internacional: Vantagens e dicas para economizar no câmbio
2.2 Como escolher o melhor cartão de Viagem Internacional? - Câmbio com a Wise: a melhor e mais econômica opção para sua viagem internacional
3.1 Como funciona o Cartão de Débito Internacional da Wise.
3.2. Taxa envolvidas no uso do cartão wise
3.2.1 Taxa de anuidade, criação de conta e Câmbio Comercial.
3.2.2 Realizando saques em caixas eletrônicos no exterior. - Como Abrir uma Conta na Wise
4.1 Informações e documentos necessários para abrir sua conta da Wise - Como Solicitar o Cartão de débito da Wise.
5.1 Passo a passo para solicitar um cartão da Wise pelo aplicativo ou site - Como enviar dinheiro para o cartão de débito da Wise: passo a passo
6.1 O cartão da wise é um cartão pré-pago internacional? Qual é a diferença? - Usando o cartão de débito da Wise em outros países
7.1 É possível usar o cartão da Wise em outros países?
7.2 E em países da América Latina, o cartão Wise funciona?
7.3 O cartão de débito da Wise funciona no paraguai? - Recebendo e convertendo pagamentos em moedas estrangeiras com a Wise
- Considerações Finais
Como levar dinheiro em uma viagem internacional?
Existem diversas maneiras de levar dinheiro em uma viagem internacional, sendo as mais comuns:
- Dinheiro em espécie;
- Cartões de crédito;
- Cartões de débito;
- Transferências internacionais.
Cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha vai depender das suas necessidades, preferências pessoais e destinos que serão visitados.
Os cartões de débito e crédito têm ganhado mais destaque nos últimos anos, em relação ao dinheiro em espécie
Cartões de crédito em viagem internacionais.
Os cartões de crédito podem ser uma opção conveniente para arcar com as despesas durante uma viagem internacional, mas é importante ter em mente que muitos cartões cobram taxas elevadas para transações em moeda estrangeira.
Além disso, incide também a cobrança de IOF, atualmente de 5,38%, mas que felizmente deve zerar até 2028. Outro ponto de atenção também é que seu cartão pode ser bloqueado por medidas de segurança do banco emissor caso ele detecte que as compras estão sendo feitas em outro país.
Usando dinheiro em espécie fora do país
Levar dinheiro em espécie pode ser uma opção para quem quer evitar as taxas cobradas pelos cartões e prefere ter um controle mais “visual” sobre o valor que possui para gastar.
Mil pesos mexicanos
No entanto, dependendo da maneira em que o câmbio for feito, a cotação pode tornar esse meio ainda mais caro do que se tivesse usado um cartão de crédito.
Também é importante lembrar que andar com uma grande quantia de dinheiro em espécie pode ser arriscado e merece mais atenção, e que, dependendo do país em que for viajar, nem todas as lojas e estabelecimentos aceitam pagamentos em dinheiro em espécie. Às vezes ocorre o contrário também, com os locais aceitando apenas pagamentos em espécie.
Cartões de Débito no exterior
Com praticidade e controle, bem como cotações mais justas, um cartão de débito – mais especificamente, o cartão de débito da Wise – é nossa opção preferida.
Nosso verdinho guerreiro
Cartões de débito funcionam de maneira semelhante aos cartões de crédito pré-pago, sendo necessário realizar remessas para carregar o saldo nessas contas as quais são diretamente vinculados à uma conta bancária de sua titularidade, mas não possuem a opção de parcelamento.
Uma das vantagens de usar um cartão de débito em uma viagem internacional é que você pode sacar dinheiro em caixas eletrônicos, o que pode ser uma opção mais econômica em termos de taxas. É importante checar as taxas cobradas pelo banco ou redes internacionais de caixas eletrônicos antes de usar esse meio.
Além disso, pode-se utilizar o cartão para fazer compras na maioria dos estabelecimentos – já usamos esse método em vários países, como México, onde dinheiro em espécie é geralmente a única forma de pagamento aceita para entrar em ruínas e Cenotes; que já tem uma aceitação maior de cartões; e até mesmo no Brasil. Obs: geralmente, precisamos pedir para passar no crédito, mesmo que o cartão seja de débito.
Transferências e/ou remessas internacionais
As remessas internacionais podem ser uma opção para quem precisa enviar dinheiro para uma conta própria (ou de outra titularidade) no exterior, como para fazer o pagamento de passeios e realizar saques, ou até receber um valor de outro país.
A Wise oferece uma maneira segura e econômica de fazer transferências internacionais, pois permite que você tenha uma conta multimoedas. E, diferentemente de bancos e outras empresas tradicionais, eles utilizam duas transferências locais para enviar o seu dinheiro: uma no país de origem e outra no país de destino.
Isso significa que não há cobrança de tarifas internacionais para a operação entre bancos de países diferentes. Além disso, a Wise utiliza a taxa de câmbio comercial, sem lucro embutido.
Cartão ou dinheiro em espécie: Qual é a melhor opção para viagem internacional?
Não há uma resposta única para essa pergunta, pois depende do seu perfil de viagem, do destino e das suas necessidades.
Embora ainda existam muitas pessoas que preferem carregar dinheiro em espécie, a opção do cartão vem se tornando cada vez mais popular.
Isso principalmente porque os cartões evitam a necessidade de carregar grandes quantidades de dinheiro em espécie e costuma ser mais fácil e prático recarregá-los. Por outro lado, algumas pessoas preferem ter dinheiro em mãos para ter mais controle sobre seus gastos e evitar as taxas de uso de alguns cartões.
Além disso, algumas regiões podem ter uma maior aceitação de cartões ou preferência por dinheiro em espécie.
É importante pesquisar e avaliar as opções disponíveis antes de decidir qual a melhor opção para você.
Porque usar um cartão para viagem internacional: Vantagens e dicas para economizar no câmbio
Existem várias vantagens em usar um cartão para viagens internacionais, começando pela praticidade e a segurança.
Com um cartão, você não precisa se preocupar em carregar grandes quantias de dinheiro em espécie, o que pode ser arriscado. Além disso, o cartão oferece a possibilidade de fazer saques em caixas eletrônicos locais, o que é uma opção conveniente para ter acesso ao dinheiro.
Outra grande vantagem do cartão é a economia com o câmbio. Quando você compra moeda estrangeira em espécie, geralmente em casas de câmbio, costuma pagar mais caro do que a taxa de câmbio oficial. Por outro lado, com um cartão pré-pago ou de débito, você pode aproveitar a taxa de câmbio comercial, o que pode resultar em economia significativa.
O câmbio turismo é mais caro porque incidem taxas que não são aplicadas ao câmbio comercia
Para economizar ainda mais, use a moeda local para as transações, ao invés de optar pela conversão para a sua moeda de origem, o que acarreta em taxas extras. Por isso é fundamental ter um cartão com opção de conta multimoedas, o que te dá mais flexibilidade na hora de usá-lo.
É importante lembrar que, para aproveitar essas vantagens, é necessário escolher um cartão confiável e com boas taxas. Sendo assim, pesquise e compare as opções disponíveis antes de decidir qual cartão utilizar.
Como escolher o melhor cartão de Viagem Internacional?
A escolha do melhor cartão de viagem internacional depende das suas necessidades e objetivos. No entanto, alguns fatores serão sempre relevantes para essa escolha:
- Taxas e tarifas: verifique as taxas de câmbio, as taxas de transação e as tarifas de uso em caixas eletrônicos.
- Disponibilidade e aceitação: o cartão é aceito nos países que você pretende visitar?
- Segurança: verifique se o cartão tem recursos de segurança, como chip e PIN, e quais recursos ele oferece para proteção contra roubo ou perda.
- Opções de recarga: verifique se o cartão oferece opções fáceis de recarga, como transferências bancárias ou depósitos em dinheiro. Tome como base uma situação em que você precisaria fazer uma recarga no meio de uma viagem.
- Benefícios adicionais: se o cartão oferece benefícios adicionais, como seguro de viagem, assistência em emergências, salas VIPs em aeroportos, ou descontos em hotéis e atrações turísticas.
- Suporte oferecido e reputação no mercado: veja o relato de outros viajantes e suas experiências quando precisaram pedir suporte. Gostamos de sempre fazer um pequeno TCC sobre a empresa no Reclame Aqui.
Ao considerar esses fatores e pesquisar e comparar diferentes opções de cartões, é possível tomar essa decisão com mais conforto e firmeza, o que lhe ajudará a economizar dinheiro e a não ter dores de cabeça durante a sua viagem.
No mercado já existem algumas empresas que oferecem cartões internacionais gratuitos, sem cobrança de anuidade ou taxa de manutenção. Nós, que já estivemos nessa mesma situação, encontramos uma opção que até então nos satisfez muito: a Wise.
A Wise é uma plataforma financeira de transferência de dinheiro para o exterior na qual você consegue obter um cartão de débito internacional gratuito em diversas moedas. Com ele, você pode fazer compras, saques e transferências em mais de 200 países e territórios e mais de 55 opções de moedas diferentes, sem precisar se preocupar com tarifas ocultas.
Câmbio com a Wise: a melhor e mais econômica opção para sua viagem internacional
O cartão de débito da Wise funciona de forma semelhante a um cartão pré-pago, mas com a praticidade de um cartão de débito comum. Ele é vinculado à sua conta Wise, onde você pode manter saldos em diversas moedas, o que é muito útil para quem passa por países diferentes. Você pode abrir um saldo na moeda desejada e ir adicionando/convertendo dinheiro da forma mais cômoda possível.
Com o cartão, você pode fazer compras em estabelecimentos comerciais e sacar dinheiro em caixas eletrônicos nos países em que estiver viajando.
Nós realmente gostamos da transparência em relação aos custos envolvidos nas transações, além da praticidade de chegar em um país estrangeiro com um cartão pronto para ser usado e sem precisar se preocupar com as variações cambiais e cobranças a cada transação.
Se você não quer ter surpresas na hora da viagem e começar a planejar sua viagem com antecedência, abrir uma conta Wise é com certeza a sua melhor opção: rápido, seguro e econômico – tudo feito pela internet.
Como funciona o Cartão de Débito Internacional da Wise
O cartão de débito da Wise funciona como qualquer outro cartão de débito. Ele permite que você faça compras e saques em dinheiro em todo o mundo, desde que a bandeira do seu cartão seja aceita no local.
Quando um pagamento for feito, o valor será debitado automaticamente da reserva na moeda em que a compra foi realizada. E caso não haja saldo na moeda específica, a Wise escolhe a menor tarifa disponível no momento.
Outra coisa que adoramos é o aplicativo da Wise. Ele apresenta as informações com simplicidade e é fácil de navegar. Na hora em que você faz um pagamento, logo recebe a notificação em seu celular.
Apenas uma informação adicional: quando usamos o cartão no México e no Uruguai, precisamos pedir para o estabelecimento passar a conta no crédito, ainda que o cartão de fato seja de débito e funcione como tal.
É possível também receber pagamentos diretamente em sua conta Wise, sem a necessidade de intermediários, como bancos locais ou empresas de transferência de dinheiro.
Além disso, você pode criar gratuitamente um cartão virtual para ter mais segurança nas compras pela internet, o qual também pode ser adicionado em carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay.
Taxa envolvidas no uso do cartão wise
A Wise sempre usa o valor do câmbio comercial atualizado e em tempo real, o que significa que você não terá surpresas desagradáveis ao voltar para casa e conferir sua fatura.
A calculadora da Wise te dará o valor exato recebido e pago em taxas
Taxa de anuidade, criação de conta e Câmbio Comercial.
Considerando a questão da anuidade e taxas envolvidas, por exemplo, a Wise oferece emissão, anuidade e taxa de manutenção gratuitas, além de não cobrar uma porcentagem em cima do câmbio comercial.
Ao comprar a moeda estrangeira, é usada a taxa de câmbio comercial sem nenhuma margem em cima, ou seja, a mesma que é encontrada no Google ou em outros sites externos.
As tarifas cobradas variam de acordo com a moeda, a quantidade e o método de pagamento escolhido. Utilizar transferência bancária é uma opção mais econômica, pois as taxas são menores.
Além disso, o IOF cobrado nas transações com o Cartão Multimoedas Wise é de 1,1%, uma taxa menor se comparada às cobradas por outros cartões de crédito, como os pré-pagos, que é de 5,38%.
Realizando saques em caixas eletrônicos no exterior.
São até dois saques gratuitos por mês de até R$ 1.400, com um IOF de 1,1% para transações (para comparação, com um cartão pré-pago internacional no exterior, será cobrado um IOF de 5,38% para realizar cargas e recargas, sem contar a margem de custo adicionado ao câmbio comercial).
Para três saques ou mais, a taxa é de R$ 6,50 por saque + 1,75% sobre valores que excederem R$ 1.400. Esses valores são referentes a fevereiro de 2023.
Você também pode criar alertas para receber e-mails com notificações diárias sobre a taxa de câmbio escolhida e também um alerta de limite de câmbio, onde você define um valor ideal para conversão e recebe mensagens sempre que a moeda estiver nesse preço.
Crie alertas de câmbio meses antes de sua viagem para monitorar as variações